domingo, 30 de junho de 2013

SUBSIDIOS PARA A HISTÓRIA DA CORPORAÇÃO DE PILOTOS DA BARRA DO DOURO E PORTO ARTIFICIAL DE LEIXÕES – Episódio 301

INCIDENTE Á ENTRADA DA BARRA DO DOURO COM IATE-MOTOR “TEÓFILO” – O NAVIO DOS QUATRO AFUNDAMENTOS


O TEOFILO demandando o porto de Leixões em  16.12.1966 / Rui Amaro/.


 O ALENTEJO 1º semiafundado no rio Douro em 02-1936 / Imprensa diária/.



 Os iates-motor TEÓFILO e BATA NOVO antes se irem rio abaixo para o mar, já desalvorados, suportando a grade cheia de 1961-62 /imprensa diária /.


 Os lanchões-motores TEOFILO,  já  semisubmerso, e o PRIMOS pela popa em 18-03-1969 /Rui Amaro /.


21/05/1953, cerca das 15h00, com alguma ondulação, demandava a barra do Douro em lastro, vindo de Leixões, onde estivera a descarregar sal, conduzido pelo piloto José Fernandes Amaro Júnior, o iate-motor Português TEÓFILO, que quando estava junto da bóia da barra teve falha de máquina, e com a aragem de norte, começou a ir sobre o banco da barra, pelo que aquele piloto mandou içar a vela do traquete, e o sinal de bandeiras indicativo de avaria na máquina, e como o navio não se movia para dentro da barra, onde daria fundo à espera de rebocador ou da lancha de pilotos, aproveitando o vento que se fazia sentir, desandou para fora não impedindo que fosse sobre o banco, apesar da lancha P9 ter pegado à proa, felizmente a maré estava perto do preamar e o navio em lastro, e fez-se ao largo, pouco tempo depois apareceu o rebocador MERCÚRIO 2º, cujos serviços já não foram necessários, porque entretanto o motorista conseguiu por o motor a funcionar, e ferrando o pano lá entrou a barra sem mais percalços, indo dar fundo no lugar da Carbonífera  a fim de carregar carvão para a cimenteira de Alhandra.
TEÓFILO – iate-motor, 32,23m/ 116,91tb; 1919 entregue como iate mercantil ALENTEJO 1º por Sebastião Gonçalves Amaro, Figueira da Foz, a um armador que se ignora, que o empregou no tráfego de cabotagem; 02/1936 afundado no rio Douro, Ribeira, devido a cheia no rio; 1937 reconstruído; 193_ afundou-se no porto de Aveiro; 14/10/1951 TEÓFILO, António Carlos da Silva Reis, Porto; 01/1962, devido à forte corrente de cheia no rio, rebentaram-se as amarras, e abandonado pela tripulação e desalvorado foi rio abaixo, tendo sido resgatado fora da barra, e rebocado para o porto de Leixões. Passado um ano, foi-lhe retirado o mastro da mesena e o gurupés e convertido em lanchão-motor; 196_ afundado no rio Douro, Massarelos; 18/03/1969 afundado novamente no rio Douro, cais do Terreiro, devido a cheia do rio, e alguns dias mais tarde foi posto a flutuar. Após alguns anos em “laid up” parece ter sido vendido a interesses estrangeiros para posterior serviço.
Fontes: José Fernandes Amaro Júnior; Imprensa diária.
(continua)
Rui Amaro
  
ATENÇÃO: Se houver alguém que se ache com direitos sobre as imagens postadas neste blogue, deve-o comunicar de imediato. a fim da(s) mesma(s) ser(em) retirada(s), o que será uma pena, contudo rogo a sua compreensão e autorização para a continuação da(s) mesma(s) em NAVIOS Á VISTA, o que muito se agradece.
ATTENTION. If there is anyone who thinks they have “copyrights” of any images/photos posted on this blog, should contact me immediately, in order I remove them, but will be sadness. However I appeal for your comprehension and authorizing the continuation of the same on NAVIOS Á VISTA, which will be very much appreciated. 

Sem comentários: